• Daniel Duncan

NETFLIX REMOVE CHAPPELLE’S SHOW DO CATÁLOGO A PEDIDO DE DAVE CHAPPELLE



No começo de Novembro, o programa Chappelle's Show foi adicionado ao catálogo da Netflix. Agora, menos de um mês depois, ele foi removido da plataforma a pedido do próprio Dave Chappelle. Em um longo vídeo postado em sua página do Instagram, intitulado Unforgiven, o comediante explicou suas razões. Segundo Dave, a ViacomCBS nunca o contatou antes de licenciar a série.


“As pessoas acham que eu ganhei muito dinheiro com 'Chappelle's Show'. Depois que saí do programa, eu nunca fui pago. Eles [ViacomCBS] não me pagaram porque eu assinei um contrato”, disse Chappelle no vídeo filmado em um show recente. “Mas isso é certo? Descobri que essas pessoas estavam transmitindo meu trabalho e nunca tiveram que me perguntar ou me dizer nada. Tudo é [juridicamente] legal, porque eu assinei um contrato. Mas isso está certo? É, eu também achei que não”.

Ainda no vídeo, Chappelle elogia a Netflix por realmente ouvir os criadores:


“É por isso que gosto de trabalhar para a Netflix. Gosto de trabalhar com eles porque, quando todas essas coisas ruins estavam acontecendo comigo, essa empresa nem existia. E quando descobri que eles estavam prontos para transmitir o 'Chappelle's Show', eu fiquei furioso. [...] Então você sabe o que eu fiz? Liguei para eles e disse que aquilo me fazia mal. E vocês querem saber o que eles fizeram? Eles concordaram em retirar o programa da plataforma apenas para que eu pudesse me sentir um pouco melhor".

O comediante concluiu fazendo um estranho apelo aos fãs: que boicotem o programa.


“Eu estou te implorando, se você gosta de mim, se você alguma vez viu algo meu que valesse a pena, eu te imploro, por favor, não assista a esse programa. Não estou pedindo para você boicotar a plataforma. Me boicote. Boicote o ‘Chappelle's Show’. Não assista a menos que eles me paguem.”

A Netflix não comentou oficialmente sobre a remoção do programa (que também seria transmitido na HBOMax), mas, ao que tudo indica, a plataforma está priorizando o relacionamento que construiu com o comediante.


Chappelle criou, foi produtor executivo e encabeçou a série, que durou três temporadas entre 2003 e 2006, e rapidamente se estabeleceu como uma das séries de comédia de esquetes mais engraçadas e bem sucedidas de todos os tempos. Até hoje, Chappelle não foi devidamente compensado pelos direitos do programa.


Assista Unforgiven: